Início

domingo, 22 de janeiro de 2012

Para que serve a utopia?

utopia 
(latim tardio utopia, palavra forjada por Thomas More para nomear uma ilha ideal em A Utopia, do grego ou-, não + grego tópos, ou, lugar) 

s. f.
1. País imaginário em que tudo está organizado de uma forma superior. 2. Sistema ou plano que parece irrealizável. 3. Fantasia.








Para que serve a utopia? Para caminhar.

A Postagem é diferente, eu sei, mas eu me senti na obrigação de compartilhar algo que eu acho maravilhoso com vocês. Isso aqui deixou um lugar onde eu somente publico meus textos a muito tempo. Virou um ponto de fuga, um lugar onde eu tento passar para vocês um pouco do meu jeito de ser e do que eu já aprendi. Tudo bem, tenho só 17 anos, daqui 8 dias terei 18, mas eu aprendi um pouco nessa caminhada. 
Meu namorado me mostrou esse vídeo a uns três ou quatro meses atrás e eu fiquei muito emocionada com tudo que o Eduardo Galeano diz... Sei que são sete minutos, mas serão sete minutos bem aproveitados.

Avaliei como eu estava em Janeiro do ano passado, e como estou esse ano e é incrível a diferença. Estou trabalhando com o que eu gosto, tenho ao meu lado alguém maravilhoso, minha relação com a minha mãe melhorou muito e tenho grandes chances de fazer faculdade do que eu gosto ainda esse ano. Sei que nada disso teria acontecido se eu não tivesse indo em busca, sabe? Passei muito cerca de três anos da minha vida sentada em frente a esse computador me questionando porque diabos as coisas davam tão erradas. Hoje eu tenho certeza que fui eu quem compliquei tudo. Aliás, eu gostava de complicar, admito. Mas não foi tudo em vão, aprendi muita coisa. É tudo tão clichê, não é? 
Bem, tanto faz se é ou não. Ainda tenho vontade de mudar o mundo, comecei pela minha vida, e aos poucos vou caminhando, é para isso que a utopia serve. Não é? O John deixou para nós uma mensagem bonita: 

"You may say,
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will live as one."

Ainda acredito nisso, mesmo com tanta tristeza aí fora. E mais uma coisa: Não corremos atrás dos nossos sonhos, vamos em busca. Estar atrás é nunca alcançar. Menino dos olhos de céu que me ensinou.

"Vem, vamos embora

Que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora

Não espera acontecer."

4 comentários:

  1. Menina, não tenho palavras pra te dizer o quanto é bom passar por essas mudanças de pensamentos. Tudo que você escreveu nesse texto também aconteceu comigo. Esperava uma revolução na minha vida sentada. Literalmente, passei a viver com outros olhos.
    Lindas palavras as suas, palavras de uma sonhadora. São os sonhos que movem o mundo (:

    Feliz 18 anos.
    Obs.: O mundo precisa de mais garotas como você, rs.

    ResponderExcluir
  2. Mas que texto bonito e, começou bem, falou sobre utopia, o sentido da palavra em si, que é um dos meus assuntos preferidos do meu interesse, ouvidos e fala. Utopia é uma das minhas palavras preferidas, uma das mais bonitas, mais significativas.
    Gostei de ver a mudança que ocorreu em ti. Sinto que está acontecendo comigo. Sim, somente que está acontecendo, ainda não aconteceu por completo. Estou no caminho, talvez, ainda na metade mas não tenho pressa porque aprendo, e aprender nunca é de mais, ainda mais quando o que se aprende são lições que devem ser levadas por toda a vida e, se possível, compartilhadas com outras pessoas para que elas também aprendam junto de ti.
    Esse trecho no Geraldo me deixa cheia de arrepios. Tu juntaste uma das minhas palavras e música preferidas numa só postagem. Ela também se assemelha muito ao que citei sobre a palavra utopia. Todas duas são belas. A última é cheia de mensagens e significado não só pela letra, mas pela representação de um período histórico-político vivenciado pelos brasileiros alguns anos atrás.

    ResponderExcluir
  3. Acho que tudo começa de um sonho, de uma utopia, de uma ideia aparentemente mirabolante, mas que ao mesmo tempo guarda uma centelha de razão, uma espécie de 'vamos, isso faz sentido, não faz? que é que custa tentar?'. E assim, nós vamos. Nem sempre dá certo, assim, do jeito que esperávamos. Mas é tanta coisa que a gente aprende nesse caminhar que já vale muito a pena levantar da cama - ou da frente do computador. E ir pro mundo viver seus sonhos.
    O vídeo é incrível e seu texto também, aliás estou adorando seu blog.
    Um beijo, moça.

    ResponderExcluir
  4. A revolução está em tua mente... que mostra ser bem firme e decidida - muito importante!

    estou a te seguir!
    abçs.
    Carlo Lagos.

    ResponderExcluir